É Tempo de Leitura
Na Praça CEU: Projeto incentiva a leitura entre beneficiários do Programa de Segurança Alimentar .
Buscando ampliar e consolidar seus serviços, com foco na inclusão social e cultural e no desenvolvimento humano integral, o Centro de Artes e Esportes Unificados Coronel “Adelmir Romualdo de Oliveira” (Praça CEU) lançou nesta segunda-feira, 13, o projeto “É tempo de leitura”. A ação tem como público-alvo as 90 famílias cadastradas no Programa de Segurança Alimentar (PSA), que são atendidas no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) instalado no equipamento urbano (Avenida Juscelino Kubitschek, 5.899 – Benfica).
Cerca de 70 pessoas prestigiaram o primeiro encontro do projeto. Elas assistiram uma contação de histórias com a voluntária Mara Rúbia, receberam doação de um kit de livros de literatura e foram informadas a respeito dos diversos serviços oferecidos gratuitamente na Praça CEU. “Eu me diverti muito com a história contada; esqueci até dos problemas. A gente, às vezes, não dá valor às coisas mais simples, mas essas coisas é que fazem diferença,” declarou Joana D’Arc, beneficiária do PSA e moradora da Vila Esperança 2.
Ela conta que não tem o hábito de frequentar a Praça fora dos dias em que vai pegar a cesta básica, mas garante que pretende mudar esse comportamento. “Fiquei sabendo que aqui tem cinema de graça, então, quero assistir, e também quero vir mais vezes à Sala de Leitura”. Aos 62 anos, Vanda Maria Ribeiro também pretende marcar presença na Sala de Leitura, onde funciona a biblioteca do CEU. Moradora de Penido, ela diz que foi a primeira vez que ouviu uma contação de histórias: “Fiquei emocionada”. Como os demais participantes da ação, Vanda foi orientada a preencher uma ficha de cadastro para fazer empréstimo de livros. “Tenho cinco netos, e pretendo voltar. Realmente me interessei”.
Conforme o coordenador-geral do equipamento urbano, André Noronha, conhecendo a realidade do público-alvo, a equipe da Praça CEU preparou uma abordagem especial. “Temos um grupo específico, mas com diferenças entre os integrantes. Nosso papel é respeitar essas especificidades e encontrar um caminho que nos permita democratizar a leitura e a informação, buscando reduzir desigualdades de conhecimento e contribuindo para a formação cidadã e humana. Desde a escolha dos livros entregues nos kits até a contação das histórias, tudo é cuidadosamente estudado para que possamos atingir e interagir esse público.”
:: Alcance internacional ::
“É tempo de leitura”, que terá peridiocidade mensal, é uma das ações aprovadas no projeto “Diálogos para a Inclusão”, desenvolvido pelo Instituto Diversitas Soluções Inclusivas, a partir do Programa Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas (Iberbibliotecas). Vinculado à Organização das Nações Unidas (Unesco), o Iberbibliotecas tem como objetivo promover o acesso livre e aberto à leitura e informação para todos os cidadãos através da criação de uma rede de cooperação ibero-americana no campo das bibliotecas públicas.
“Nosso projeto aqui Praça CEU será cadastrado no Portal Iberbibliotecas como uma prática a ser replicada em outras instituições culturais. Trata-se, portanto, de uma ação com alcance internacional”, avalia André Noronha.